Conselho de Administração elege o membro austríaco Franz Pietsch para presidente e o membro luxemburguês Xavier Poos para vice-presidente

Eleições para o Conselho de Administração da Agência da UE de Informação sobre Droga

O Conselho de Administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), reunido em Lisboa esta semana, realizou hoje eleições para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho de Administração (1).

Franz Pietsch (Áustria) foi eleito para o cargo de presidente para os próximos três anos, tendo exercido o cargo de vice-presidente desde 2016. Franz Pietsch, membro austríaco do Conselho de Administração desde 2002, é atualmente Diretor-Geral Adjunto e Chefe de Divisão da Lei dos Medicamentos para Uso Humano do Ministério Federal dos Assuntos Sociais, Saúde, Cuidados e Proteção do Consumidor da Áustria e Presidente do Conselho de Curadores da Anton Proksch Institute Foundation (uma das maiores clínicas de tratamento de dependências da Europa). Ao longo dos anos, Franz Pietsch prestou serviços à Comissão Orçamental e à Comissão Executiva do EMCDDA (2). Durante a sua carreira, contribuiu para o desenvolvimento de uma vasta gama de políticas relacionadas com a droga a nível nacional, europeu e internacional.

Xavier Poos (Luxemburgo) foi eleito hoje vice-presidente. Faz parte do Conselho de Administração desde 2014 e é Diretor-Adjunto da Saúde na Direção da Saúde do Luxemburgo, onde ocupa o cargo de diretor responsável pelas questões administrativas e financeiras. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração do Luxembourg Institute of Health (Instituto de Saúde do Luxemburgo).

Também hoje, Claude Gillard (Bélgica), membro fundador da agência, foi reeleito membro e presidente do Comité Orçamental do EMCDDA. Conselheiro do Serviço Público Federal de Justiça belga, Gillard preside ao comité desde 2003. Dr Joan Villalbí Heter (Espanha), Delegado do Governo espanhol para o Plano Nacional de Luta contra a Droga e Coordenador espanhol para as drogas, foi eleito membro do Comité Executivo.

Comentando os resultados, Alexis Goosdeel, Diretor do EMCDDA, afirmou: «Felicito os candidatos pelo seu êxito de hoje e agradeço-lhes o seu empenho e motivação. Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com eles na execução da Estratégia 2025 do EMCDDA, na implementação de um novo modelo de negócio e, juntos, contribuir para uma Europa mais saudável e mais segura».

O Conselho de Administração é o principal órgão de decisão do EMCDDA e reúne-se normalmente duas vezes por ano. É composto por um representante de cada Estado-Membro da UE, da Turquia e da Noruega, dois representantes da Comissão Europeia e dois peritos independentes da área da droga designados pelo Parlamento Europeu.

Na sua reunião desta semana em Lisboa (16-17 de dezembro), o Conselho de Administração adotou um novo modelo de negócio centrado no cliente para a agência e emitiu o seu parecer final sobre o orçamento para 2022 e o programa de trabalho para 2022-2024. O Conselho de Administração abordou também as novas tendências da situação da droga na Europa durante a pandemia da COVID-19. Por último, o Conselho de Administração debateu questões de cooperação internacional, incluindo um acordo de trabalho entre o EMCDDA e a Geórgia.

Spotlight

Top